5 passos para fazer seu Bullet Journal
- Adriana Almeida

- 19 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Bullet Journal, também conhecido como Bujo é um método de organização criado por Ryder Carroll. Journal significa diário e Bullet ao pé da letra significa balla. Podemos dizer que é um diário turbinado, onde você pode organizar sua rotina, abrir o seu coração, anotar suas ideias, registrar antigos hábitos, como quantidade de copos de água que você toma, ou planejar novos, como tempo de exercícios diários.

Na prática é um caderno de anotações estiloso, normalmente sem pauta ou pontilhado, onde você está livre para se organizar da melhor maneira possível.
Carimbos, adesivos, canetas coloridas e criatividade são a fórmula para transformar um simples caderno em branco num verdadeiro companheiro da sua rotina. Você é quem cria suas marcações e legendas para as suas atividades. Tudo do seu jeitinho!
Bullet Journal em 5 passos
1. Entenda o que você precisa anotar diariamente, seus compromissos, suas tarefas, metas e objetivos. Veja se você precisa de muito espaço para anotação ou se são só lembretes;
2. Escolha o caderno que vai atender melhor as suas necessidades. Pode ser de qualquer tamanho, folhas lisas, pontilhadas, quadriculadas ou com pauta. Tudo vai depender do que você precisa registar no seu Bullet Journal;

3. Crie legendas ou códigos que vão identificar a natureza de cada tarefa, seu status e prioridade. Desta forma você consegue identificar rapidamente o que tem que ser feito, para quando e onde. Você pode usar, por exemplo, uma estrela para os aniversariantes do dia, um quadrado para os compromissos com hora marcada e uma bolinha para cada tarefa. Se a bolinha estiver colorida é que a tarefa já foi feita, se a bolinha estiver colorida até a metade é que você ainda não terminou e se estiver em branco é que ainda não foi feita. As cores também ajudam muito nesses códigos. É você quem inventa os seus símbolos.
4. Defina seções para melhor separar os assuntos como índice, legenda, anotações, metas, plano de ação e tudo mais que for necessário. Separe cada seção com clips ou divisórias.
5. Elabore o seu layout, ou seja, a disposição que as informações terão nas páginas do seu caderno. Depois de entender a sua rotina e tudo que será necessário colocar no seu Bullet Journal, você precisa determinar qual espaço cada tema ou ação ocupará, colocar um título na página (normalmente a data), se você tem muitas tarefas diárias o espaço para estas anotações deve ser maior, mas se você tem mais tarefas semanais você pode definir uma seção para lista de afazeres.
O importante é você entender suas necessidades e criar um método que te represente.


Comentários